Balanced Scorecard e o SEBRAE

A literatura indica o Balanced Scorecard como o sistema de mensuração de desempenho de uma corporação mais usado pelas grandes empresas. Este sistema traduz a visão e a estratégia do negócio num conjunto abrangente de objetivos estratégicos. Segundo Kaplan e Norton, estes são agrupados em quatro perspectivas: 

  • Financeira: Quais são as expectativas dos acionistas, em termos de desempenho financeiro?
  • Cliente: Como criar valor para os clientes?
  • Processos Internos: Que processos devem ser excelentes para satisfazer as partes interessadas do negócio?
  • Aprendizado e Crescimento: Como alinhar ativos intangíveis – pessoas, sistemas e cultura – para melhorar os processos críticos para o negócio?

Empresas que apenas consideram a perspectiva financeira possuem objetivos de curto prazo. As demais perspectivas consideradas no Balanced Scorecard contemplam aspectos necessários para a execução sustentável a longo prazo da estratégia da organização. Cada uma das quatro perspectivas é interligada por uma cadeia de relações de causa e efeito. Por exemplo, um programa de qualificação para colaboradores contribui para a eficiência dos processos internos, o que, por sua vez, resulta num aumento no número de clientes e, por fim, eleva a lucratividade do negócio.

Nesse contexto, Mapas Estratégicos são ferramentas eficientes para a comunicação e visualização de Balanced Scorecard da corporação, onde se é explicitado como ativos intangíveis são transformados em resultados tangíveis para clientes e, conseqüentemente, em resultados financeiros. A figura abaixo ilustra o Mapa Estratégico do SEBRAE.

 

O Balanced Scorecard do Sistema Sebrae apresenta suas perspectivas modificadas, uma vez que a sua natureza institucional difere das demais empresas do mercado. A tabela abaixo indica o mapeamento das perspectivas.

Perspectiva do Balanced Scorecard Perspectiva adotada no Sistema Sebrae

Financeira

Cumprimento da Missão

Cliente

Partes Interessadas

Processos Internos

Processos

Aprendizado e Crescimento

Pessoas, Organização e Tecnologia

É interessante notar a importância de algumas iniciativas do SEBRAE para a execução da estratégia da instituição. Por exemplo, o Programa de Trainees visa a inserção na corporação de pessoas com alto nível de competências, que por sua vez elevam a eficiência dos processos internos. Essas melhorias na organização interna geram mais valor para o público-alvo da instituição, contribuindo para o cumprimento da missão.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: