Consolidação dos Riscos

Bem pessoal,

a semana que passou foi de bastante trabalho no meu rodízio na Unidade de Auditoria. Eu tive que realizar uma consolidação dos riscos identificados em 10 SEBRAE-UF (RS, SC, SP, RJ, MG, PE, PA, RR, SE, MT). O trabalho foi bastante demorado, por conta da quantidade de riscos (em média 30 por estado). Após análise de similaridade entre eles, foram identificados cerca de 100 riscos distintos.

Além da criação da lista de riscos, o trabalho contempla também a análise do impacto e probabilidade dos mesmos. Em especial, três estados utilizaram metodologia diferente dos demais na avaliação dessas duas variáveis. Neles, a avaliação foi feita considerando uma escala qualitativa: “baixo”, “médio”, “alto”. A escala utilizada nos demais estados é numérica variando de 1 a 5. Nesse trabalho, tive que converter a escala qualitativa para a numérica. A figura abaixo ilustra como foi feita esta padronização.

Este trabalho está inserido no contexto da Unidade de Auditoria, que está realizando um trabalho de multiplicação da metodologia de auditoria com foco em risco nos SEBRAE-UF. Esse trabalho visa à disseminação desse conhecimento por meio da análise de 2 processos tidos como prioritários nos estados. Mediante esta iniciativa,  esses estados podem prosseguir, independentemente, aplicando a metodologia em outros processos.

Deixe um comentário